Saiba qual é a temperatura ideal para cada tipo de bebida

25.02.2022 | Por Empório Gelei

Saiba qual é a temperatura ideal para cada tipo de bebida

Você sabia que a posição da garrafa, a incidência de luz e a temperatura podem influenciar na durabilidade e no sabor da sua bebida preferida?

As tardes quentes do verão convidam para uma bebida gelada, não é mesmo? Se você estiver na companhia de amigos e pessoas queridas, o momento torna-se ainda melhor.

No entanto, você sabe como garantir a bebida gelada sem que ela estrague ou tenha o sabor alterado? A forma de armazenamento é essencial para garantir a vida útil da bebida e todas as suas características sensoriais.

 

Listamos abaixo algumas dicas importantes para que você mantenha as bebidas nas temperaturas ideais e garanta incríveis momentos de lazer com os amigos e família. Confira quais são elas!

 

Cerveja

O tipo de cerveja influencia na temperatura ideal. É necessário que as bebidas sem álcool sejam mantidas em um freezer que vai de 2 a 4°C. Já as cervejas claras e pilsen, devem ser armazenadas entre 5 e 7°C. Já as cervejas de trigo claras e as pilsen escuras podem variar de 8 a 12°C para serem apreciadas. Servir a cerveja excessivamente gelada pode fazer com que você não sinta todos os teores da bebida.

 

Refrigerante

A temperatura ideal para refrigerantes é de 3°C. Dessa forma, não é necessário utilizar gelo e correr o risco de deixar a bebida aguada. Temperaturas abaixo da citada podem congelar o refrigerante, fazendo com que ele perca as propriedades originais ao ser descongelado. Da mesma forma que, por conta do gás, não é indicado que fiquem no sol ou em temperaturas elevadas.

 

Vinhos

Diferente da grande maioria das bebidas, o vinho deve ser armazenado em temperatura ambiente e na horizontal, com o líquido preferencialmente tocando a rolha, hidratando-a.

A temperatura deve ser amena e o local deve ser escuro. Por isso, as adegas climatizadas são boas pedidas para os enólogos profissionais e amadores.

Na hora de servir, dependendo do estilo, basta deixar a garrafa presa em um balde de gelo por alguns minutos. Assim que o vinho resfriar, você pode consumi-lo na temperatura ideal de serviço.

A má conservação do vinho pode levar à oxidação, o que é extremamente prejudicial. Por isso, é importante manter vinhos tintos a uma temperatura média de 15°C. Já os do tipo branco ou rosé devem ser consumidos a temperaturas que variam de 10 a 12°C. Outro ponto a se considerar, é o calor excessivo, que pode alterar as características sensoriais do vinho e inclusive, transformá-lo em vinagre devido à alta fermentação da bebida.

 

Água

Não existe temperatura ideal para água. Porém, se você preferir beber água com gás, deve refrigerá-la praticamente em sua totalidade. Entretanto, se você estiver com convidados em casa ou anfitrião de algum evento, pode oferecer opções de copos com gelo para resolver situações de imprevisto, já que a bebida esfria rapidamente.

 

Espumantes

Os espumantes devem ser servidos a temperaturas semelhantes às de vinhos brancos ou rosé, ou seja, entre 10 a 12°C.

 

Whisky

O whisky deve ser servido à temperatura média de 18 a 20ºC. Como ele pode ser bebido de acordo com a sua preferência, cabe a você decidir se coloca gelo ou não. Em caso de eventos, o ideal é também, além do gelo, deixar água sem gás à disposição dos seus convidados para acompanhar a bebida alcoólica.

 

Vodca

A vodca tem consistência e sabor melhores a temperaturas mais baixas: zero ou abaixo de zero. Com teor alcoólico elevado, a bebida pode ser armazenada no freezer sem que congele ou tenha suas propriedades sensoriais modificadas. O álcool etílico precisa de uma temperatura muito baixa para solidificar, e os congeladores não alcançam este patamar. Entretanto, por ser geralmente consumida com gelo, também pode permanecer à temperatura ambiente. Tudo irá depender da sua preferência, espaço de armazenamento e quantidade de gelo disponível.

Outras bebidas com graduação alcoólica elevada, a 40% ou 55%, também podem ser colocadas diretamente no freezer para estarem sempre na temperatura ideal para aquele drink saboroso.

Alguns exemplos de bebidas com teor alcoólico alto são:

Absinto — 35% a 90%;

Cachaça — 38% a 48%;

Conhaque — 60%;

Rum — 75,5% a 80%;

Vodka — 40% a 88%,

Whiskey — 40 a 75%.

 

Cachaça

A cachaça é costumeiramente consumida à temperatura ambiente e, por isso, deve ser armazenada em local fresco e arejado. Se você for utilizá-la para fazer drinks, o ideal é acrescentar gelo apenas no preparo final da bebida.

 

DICA EXTRA: Se estiver com muita pressa para gelar uma bebida, a dica caseira de misturar álcool, água, sal e gelo é funcional! Isso ocorre porque, ao ser dissolvido, o sal atrai o calor da água e do gelo. O álcool também ajuda a estabilizar a baixa temperatura.

A técnica é válida para emergências, por exemplo, você vai receber um grupo de amigos em casa e esqueceu de gelar as bebidas. Com organização e tempo, o ideal é deixar a bebida gelar no refrigerador para poder desfrutar de todo o sabor e a experiência sensorial que seu drink preferido pode oferecer.

 

 

Agora que você já sabe qual é a temperatura ideal para manter os principais tipos de bebidas, aproveite e peça agora sua cerveja favorita pelo delivery app da Gelei! Clique aqui e instale o app!