Pilsen, Lager, Weiss, IPA: os diferentes tipos de cerveja

13.12.2020 | Por Empório Gelei

Pilsen, Lager, Weiss, IPA: os diferentes tipos de cerveja

Com tantos ingredientes, nomenclaturas, teores alcoólicos, rótulos e marcas disponíveis no mercado, às vezes fica difícil escolher a melhor cerveja para comprar. E não tem jeito: a única forma de saber qual delas vai conquistar seu paladar é experimentando. Existem mais de 150 estilos de cerveja sendo fabricados e comercializados no mundo inteiro e eles se diferenciam através dos ingredientes, métodos de produção, variações de cor, região de origem e mais uma série de variáveis. Se você está dando os primeiros passos no universo cervejeiro ou já é um apreciador dessa bebida tão popular, conheça algumas opções para incluir no seu cardápio:

 

PILSEN

A cerveja mais consumida no Brasil é conhecida por sua cor dourada e brilhante, com aquele colarinho de espuma que se torna ainda mais presente na versão chopp. Leve e super refrescante, essa cerveja possui baixo teor alcoólico e é caracterizada pela forte presença do lúpulo, que acentua o aroma e o sabor. Combina com acompanhamentos suaves, como nozes, castanhas, saladas e queijos leves. (Exemplos: Skol, Brahma, Kaiser)

 

MALZBIER

Sucesso de vendas na década de 1990, essa é a mais famosa cerveja da família Dark Lager encontrada no Brasil. Escura, doce e refrescante, possui baixo teor alcoólico e uma receita que inclui caramelo e xarope de açúcar. Combina com sobremesas, sabores frutados e receitas com café ou cacau. (Exemplos: Itaipava Malzbier, Brahma Malzbier, Ecobier Malzbier)

 

LAGER

Esse tipo de cerveja está ganhando cada vez mais admiradores no Brasil! Com sabor suave e tons que variam entre o caramelo e o cobre, está disponível em duas variações: American Larger e Premium Larger. São mais alcoólicas e encorpadas que as cervejas Pilsen e combinam com carnes vermelhas grelhadas ou queijos mais gordurosos. Ou seja, são a companhia perfeita para o teu churrasco! (Exemplos: Heineken, Budweiser, Stella Artois)

 

IPA - INDIA PALE ALE

Uma cerveja mais amarga, produzida com bastante lúpulo e percentual alcoólico intenso. É uma das preferidas pelos apreciadores de cervejas artesanais e está disponível em diversas variações: English IPA, American IPA, Imperial IPA... Combina com temperos fortes e comidas apimentadas, além de queijos marcantes como o gorgonzola. (Exemplos: Colorado Indica, Vedett IPA, Roleta Russa Easy IPA)

 

WEISS

Também chamada de Weizenbier ou Weisbeer, essa cerveja de trigo é típica da região sul da Alemanha. Clara, opaca e com espuma super cremosa, essa receita é produzida com pelo menos 50% de malte de trigo e tem teor alcoólico moderado (entre 5% e 6%). Uma ótima escolha para refrescar o calor! O sabor frutado combina com petiscos de boteco e comida mexicana. (Exemplos: Extra Weiss, Eisenbahn Weizenbeer, Baden Baden Weiss)

 

HELLES

A baixa concentração de lúpulo na receita garante a esse tipo de cerveja um sabor pouco amargo, cujo destaque fica por conta do malte. É tão comum na cultura alemã que, curiosamente, é consumida em alguns cafés da manhã tradicionais na região da Bavaria. Combina com frutos do mar, cuscuz, omeletes e saladas. (Exemplos: Abadessa Helles, Walfänger Helles, Paulaner Münchner Hell). 

 

STOUT

Apesar de ser uma cerveja escura como a Malzbier, essa cerveja originária da escola inglesa está disponível em duas variações: Sweet Stouts, com sabor mais adocicado e Dry Stout, com sabor mais seco. Uma ótima pedida para harmonizar sobremesas à base de chocolate, carnes bem passadas e molhos agridoces como o barbecue. (Exemplos: Guiness Stout, Kalango Cacau Stout Amazônia, Baden Baden Stout). 

 

Agora que você já conhece os principais tipos de cerveja, chegou a hora mais gostosa: fazer o seu pedido na Empório Gelei e experimentar todas que ainda são novidades pra você. E como ninguém é de ferro, não dá pra deixar aquelas favoritas de lado. Se você mora em Pelotas, peça pelo nosso Delivery App e receba tudo bem gelado, onde você estiver! Entrega rápida, de 15 a 35 minutos.

 

CLIQUE AQUI para baixar o aplicativo no seu dispositivo Android.

CLIQUE AQUI para fazer o seu pedido online direto no site.

 

Boa degustação!