Como valorizar seus pratos com bebidas alcoólicas?

13.07.2021 | Por Empório Gelei

Como valorizar seus pratos com bebidas alcoólicas?

Além de harmonizar comidas e bebidas separadamente, é possível utilizar vinhos, conhaques, cachaças e outros destilados durante o preparo das suas refeições! Quem curte se arriscar na gastronomia sabe a diferença que um prato flambado ou um molho de redução alcoólica faz no sabor.

 

Dê um toque especial aos seus almoços e jantares e surpreenda seus convidados com receitas que incluem esse ingrediente marcante! Existem muitas técnicas para utilizar bebidas no preparo de alimentos:

 

Para transferir sabor às proteínas: Em uma vasilha funda ou travessa, você pode deixar carnes e temperos submersos no líquido para marinar e apurar o sabor antes de cozinhar.

 

Para ressaltar a acidez no preparo: O segredo de um bom risoto está na escolha do vinho, para contrastar com o queijo que dá cremosidade ao prato. Os vinhos mais encorpados e ácidos, como o branco seco, são os mais indicados.

 

Para preparar molhos: Vinhos, cervejas, cachaça e uísque combinam com molhos de redução, que resgatam e valorizam todo o sabor e o tempero concentrados no fundo da panela durante as preparações. Eles vão bem com tudo: de cordeiro a frutos do mar!

 

Para garantir um leve sabor adocicado: A cachaça e os licores de frutas ficam perfeitos em molhos mais espessos ou caramelizados. Sobremesas com essas bebidas fazem muito sucesso, como bombons, doces finos e o pavê tradicional, que é montado com biscoitos champagne embebidos em rum.

 

Para amaciar as carnes: Bebidas alcoólicas possuem enzimas que amolecem as fibras e permitem que o tempero seja absorvido mais rápido e com mais facilidade. Aquela cervejinha para valorizar a carne do churrasco não pode faltar!

 

Para flambar: A quantidade ideal de bebida varia de acordo com o tamanho da frigideira e a quantidade de receita que você está preparando, mas geralmente basta um cálice para acender a chama e fazer a mágica acontecer.

 

Conheça os mais de 2.000 produtos disponíveis em nossas lojas de conveniência e compre na Empório Gelei mais próxima de você! CLIQUE AQUI para fazer o seu Pedido Online.